FOTOS DO FERRABRAZ NOS ÚLTIMOS 5 MINUTOS

X

HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DO VENTO - ESTAÇÃO METEOROLÓGICA WINDGURU

 

 

Gráfico Rosa dos Ventos - Wind Rose ( versão em teste)

 

Gráfico 1 : Rosa dos Ventos ( wind rose) : desenvolvido pelo Oregon Water Science Center - USGS, com recursos da biblioteca HighCharts ( código disponível no JSFiddle ). Lê os dados de intensidade e direção, disponibilizados pela estação metereorológica WindGuru instalada no Morro Ferrabraz. Entre com o período em horas (entre 1 e 24 das ultimas horas), Clique em Rodar e aguarde os dados aparecerem na Tabela abaixo. Depois clique em Plotar para aparecer o gráfico Wind Rose. 

 


Gráfico 2 : Polar: Recurso do canal ThingSpeak usando o software Matlab ( versão on-line), lendo os dados de intensidade e direção disponibilizados pela estação metereorológica WindGuru instalada no Morro Ferrabraz. Gerado com os dados da última hora. 

 

Câmeras

 

Já estão em funcionamento duas câmeras de monitoramento do Morro Ferrabraz. Uma apontada para o Oeste ( foco na rampa e a cidade de Sapiranga) e outra para o Leste (foco é a cidade de Nova Hartz e a Cordilheira entre Sapiranga Igrejinha). As mesmas irão disponibilizar imagens de 5 em 5 minutos como a data e horário impressos sobre a imagem.  

Camera 1 (Leste): resolução : 800 x 480    

Camera 2 (Oeste): resolução : 1280 x 720

 

 

Estação Meteorológica WindGuru

 

05-05-17: ESTAÇÃO OPERANDO NOVAMENTE! No dia 05 a equipe da TecSystem concluiu a instalação do novo transmissor e receptor da WindGuru (modelo 2) enviado pelo fabricante em substituição ao modelo antigo que apresentou problemas na durabilidade da bateria.

23-03-17: ESTAÇÃO EM TESTE! Em testes em Novo Hamburgo com as novas peças. Assim favor desconsiderar os dados a partir desta data. Comunicaremos quando estiver operando normalmente.

03-03-17: ESTAÇÃO PARADA! Novas peças chegaram no dia 16-02-2017. Equipamento instalado foi recolhido do Ferrabraz pela equipe da TecSystem no último dia 25-02-2017. Sistema  entrará na fase de ajustes e calibração (em Novo Hamburgo) com as novas peças e esperamos que até o fim deste mês seja recolocado e operando normalmente.

31-12-16: ESTAÇÃO PARADA! Devido ao consumo excessivo de bateria por parte do transmissor o sistema encontra-se inoperante desde 31-12-16. Após a instalação do novo transmissor em outubro, a bateria original operou por cerca de 1 mês, sendo que o esperado seria durar até dois anos. Foi substituída a barteria original e funcionou por menos de 15 dias. Assim foi contatado o fabricante e que nos prontamente ofereceu um novo equipamento.


Problema com a bateria do transmissor

15-out-16: estação liberara para uso!!! Continuamos pedindo que  quando alguém estiver na rampa e tiver portando um anemômetro de mão, que tente confrontar os resultados de velocidade e direção com os dados on-line. Caso haja discrepâncias pedimos que comunique.

Estação WindGuru Instalada e Operando - WindGuru Station AGVL 2016

14-out-16: estação foi reinstalada no Ferrabraz no dia 08-out-16 e está gerando resultados. Porém estamos aguardando as informações de parametrização ( altura, direção e local) da equipe da TecSystem para liberarmos de fato. Assim pedimos que utilizem com cautela os dados ainda. Enquanto isso, pedimos quando alguém estiver na rampa e tiver portando um anemômetro de mão, que tente confrontar os resultados de velocidade e direção com os dados on-line. Caso haja discrepâncias pedimos que comunique.

30-set-16: estação montada novamente e pronta para ser instalada no Ferrabraz. Foi colocada uma caixa extra, hermética e com proteção UV, no transmissor para garantir que a umidade não entre.

Estação montada com o novo transmissor

24-set-16: testes de aferição do sensor concluído. Pedimos que desconsiderem os dados neste período.

Aferição do Sensor após empenamento devido aos fortes ventos.

 

 

18-set-16: testes de aferição do novo transmissor (921.4 MHz) foram concluídos.  Pedimos que desconsiderem os dados neste período.

 

09-set-16 :O novo transmissor acabou de chegar e está em fase de testes, assim pedimos que desconsiderem os dados neste períodoEsperamos que ainda este mês a estação volte a operar no Ferrabraz.

 

abr-16 : devido a entrada de umidade no transmissor da estação Windguru, a mesma parou de funcionar desde o dia 28/03. No momento está sendo encaminhado pela Fábrica um transmissor mais robusto. Previsão de reinstalação para setembro/2016.

 

 

Link do relato do problema.

Transmissor WindGuru com Umidade

out-15 :

 É com grande orgulho que anunciamos que a estação meteorológica, adquirida pelo clube AGVL, já encontra-se instalada e operando no alto do morro Ferrabras em Sapiranga-RS desde o dia 17 de outubro de 2015. As variáveis medidas neste sitio de voo são a direção, intensidade (velocidade) e rajadas do vento e temperatura ambiente. O conteúdo é disponibilizado em tempo real na internet (on-line, frequência de min em min) permitindo o acesso via notebooks tablets e smartphones.  

Os benefícios que a instalação deste equipamento trará para o voo-livre serão:  

- o acompanhando da evolução dos parâmetros em gráficos de tendência, permitindo o aumento da segurança em voo,  

- diminuição dos custos / otimização das logísticas com a subida até a rampa – evitando subidas desnecessárias,  

- aumento do tempo em voo e - mais segurança na rampa.   

 

Nos links abaixo há um guia rápido para explicar a funcionalidade dos gráficos, e para quem quiser colocar no seu site os mesmos, tem alguns widgets de exemplo. Os links já estão na página da AGVL e no site do Campeonato Brasileiro. Fiquem à vontade para acessar via seus PCs, smartphones, tablets, etc. e reportem qualquer problema.

 

 

Links

WindGuruLive  

Gráfico das Condições  

Guia Rápido do Gráfico WindGuru  

Informações Técnicas da Estação (Manual)

Instalação/Localização da Estação

Cálculo da Distância até o Horizonte

METEOROLOGIA AGORA

Links

WindGuru

CPTEC - ETA 15

Weather Channel